Notícias

Como reconhecer uma boa administradora de condomínios?

25/08/2017 às 15h22

A administradora de condomínio é um serviço que oferece uma série de facilidades aos condomínios, síndicos e moradores, já que é quem toma frente de toda a parte burocrática. Por isso, contratar uma administradora se torna uma opção prática para condomínios de todos os portes.

Há uma série de responsabilidades envolvidas no dia a dia de um condomínio, como gerir as áreas administrativa, de recursos humanos, jurídica e financeira, além de prestar suporte para que o síndico, o conselho consultivo e os condôminos tomem decisões corretas para que tudo funcione corretamente.

Mas, e como saber se a minha administradora de condomínio presta um bom serviço?

É sempre importante fazer uma boa pesquisa para não escolher a administradora errada. Para isso, faça uma pesquisa com outros condomínios e síndicos e procure por indicação; procure conhecer a estrutura da administradora e visite suas instalações; faça uma pesquisa de mercado e desconfie de taxas muito baixas. O usual é cobrar uma taxa fixa para a administração ou entre 6% e 10% da arrecadação ordinária do condomínio.

Além disso, veja se a administradora possui a certificação Procondo (Programa de Autorregulamentação da Atividade de Administração Condominial), da Associação Brasileira das Administradoras de Imóveis, entidade que envida esforços para a regulamentação ou autorregulamentação do setor, com normas específicas e requisitos mínimos de funcionamento. Essa é mais uma garantia de que a empresa oferece um serviço de qualidade aos seus clientes.

“Com o Procondo, a ABADI promove um mercado mais saudável e, por consequência, beneficia o consumidor final (condomínios), que terão acesso a um serviço de excelência”, destaca Deborah Mendonça diretora do Procondo e presidente da ABADI.